O que uma desenvolvedora web faz?

Enrico Felinto – 04/07/2023

A profissão de desenvolvedora web é uma das mais valorizadas na área de tecnologia com renda média de R$5.422,00 segundo o Glassdoor. A princípio, uma desenvolvedora web produz websites na internet. Ela é responsável por toda a estrutura de um website. Ou seja, ela planeja, constrói e mantém tudo que acontece na plataforma digital. Essa profissional garante também que tudo funcione de acordo com as exigências do usuário. Uma desenvolvedora web também pode ser chamada de web developer ou programadora, atuando em duas áreas diferentes: front-end e back-end.

 

  • Front-end — A profissional desta área trabalha toda a parte visível do site, chamada de camada gráfica. Sua função principal é trabalhar a experiência que o usuário terá ao acessar o website, realizando a manutenção do layout do site, menu, rodapés, etc… Geralmente trabalha com HTML, CSS e JavaScript;

 

  • Back-end — Já a profissional desta área trabalha com a parte “invisível” do site. Sua função principal é trabalhar com o servidor que hospeda o site, garantindo que os dados enviados ao navegador estejam corretos. Esta profissional deve sempre seguir boas práticas de segurança de dados, como controle de acesso, realização de backups, uso de bons antivírus, etc… Geralmente trabalha com SQL, MySQL e PostgreSQL.
     

No mundo contemporâneo uma grande preocupação é encontrar um emprego, portanto há de se fazer o questionamento: onde uma desenvolvedora web trabalha e em que campos atua? Esta pode encontrar trabalho através do país e em áreas como serviço de informações, consultoria técnica e publicidade. Visto que na era atual, a era digital, a maioria dos campos precisam de desenvolvedoras web para criar websites bem construídos que atraiam usuários, uma desenvolvedora web pode atuar em diversos campos, tais como: design de sistemas de computadores, edição de softwares, serviço de gestão, processamento de dados, etc… 

 

Portanto, se quiser se tornar uma desenvolvedora web, venha conhecer o programa descodificadas! As inscrições para o programa estarão abertas até o dia 31/07/2023!
Link para inscrição: https://www.even3.com.br/inscricao-descodificadas-2023-2/